miércoles, 22 de junio de 2016

Workshop: Explorations in Digital Humanities. Case-studies & Problem-solving #DigitalHumanities Lisboa






Hoy traemos a este espacio  el Workshop que se celebrará del
6 a 9 de setembro - CHAM e IHC, unidades de investigação da Faculdade, organizam quatro seminários para impulsar o uso das novas ferramentas digitais na investigação humanística.

A promoção do uso das Humanidades Digitais no entorno académico e investigativo é o objetivo do workshop intitulado “Explorations in Digital Humanities. Case-studies & Problem-solving”, a realizar entre os dias 6 e 9 de setembro na FCSH/NOVA. As jornadas de trabalho, organizadas pelo Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar(CHAM) e o Instituto de História Contemporânea (IHC), incluem quatro seminários diferentes que combinam tanto aulas teóricas como práticas.

O evento, dirigido a estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, professores e profissionais do I+D, tem como objetivo “fornecer respostas concretas às necessidades e desafios da comunidade investigadora” através da “apresentação das novas ferramentas digitais, mais adequadas aos problemas concretos de investigação”, explica a organização. Os responsáveis pela iniciativa serão os investigadores Martin Grandjean, Leif Isaksen, Richard Zijdeman, Evangelos Livieratos, Chrysoula Boutoura e Angeliki Tsorlini, provenientes da Suíça, Grécia, Reino Unido e Países Baixos.

Nos seminários, que vão acomodar um máximo de 10 participantes, o tutor irá realizar uma apresentação sobre as questões mais teóricas. Já os participantes deverão expor detalhadamente os seus projetos de investigação, que serão depois discutidos “num ambiente colaborativo”.

O comité científico é formado por Angelo Cattaneo e Paulo Teodoro de Matos, investigadores do CHAM, e Daniel Alves ePaulo Alves, do IHC. Na comissão executiva encontram-se Cátia Teles e Marques e Hélder Mendes, do CHAM, e Francisco Cebreiro, docente da Universidade de Santiago de Compostela.

Os interessados ​​em participar devem enviar um e-mail (até 10 de julho) com o resumo das investigações que estejam a desenvolver, o que ajudará a fornecer a base para delinear e selecionar as metodologias mais convenientes para os workshops. Os preços de inscrição variam entre os 15 e os 50€, segundo o número de seminários nos quais desejam participar. O prazo para pagamento termina no dia 29 de julho.

Mais informação sobre a inscrição aqui (pdf)

(leer más...) Fuente: [ UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA]

buscador

Google