viernes, 3 de julio de 2015

Sexto Simposio Hipertexto y tecnologías de la educación. Aprendizagem aberta e invertida. Recife @hipertexto2015


Hoy traemos a este espacio al  Sexto Simposio Hipertexto y tecnologías de la educación...

Com o tema Aprendizagem Aberta e Invertida o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias constitui um espaço científico aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e debates sobre ações pedagógicas postas em prática com o auxílio das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores, de dentro e de fora do país, para oferecer subsídios técnicos e pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas nos diversos níveis de escolaridade.
Que se nos presenta así:

A natureza do evento




Congressista durante a apresentação de sua pesquisa. Foto: Karla Vidal/Pipa Comunicação
Congressista durante a apresentação de sua pesquisa no Simpósio Hipertexto 2013. Foto: Karla Vidal/Pipa Comunicação

Trata-se de evento acadêmico-cultural caracterizado pela proposição de diferentes atividades simultâneas, divididas em modalidades para permitir a exposição de conceitos teóricos e experiências práticas sobre os temas propostos. Para o evento estão programadas palestras realizadas por pesquisadores que apresentam, à comunidade acadêmica e à sociedade civil em geral, os resultados das investigações e relatos de suas ações pedagógicas, efetuadas no âmbito escolar e universitário, seja através de pesquisas científicas ou por meio de projetos didático-pedagógicos bem sucedidos e até por ações de extensão desenvolvidas em instituições de ensino. No evento os participantes poderão assistir às apresentações e debatê-las a fim de avaliar sua validade e analisar sua aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem, sejam eles reais ou virtuais.
Ao final do evento, os trabalhos apresentados serão selecionados e publicados nos Anais Eletrônicos, disponibilizados para a consulta pública na Internet sob o ISSN 1984-1174 no endereço: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/
O 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias é uma organização conjunta entre o Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), o grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE), a Pós-Graduação em Ciências da Computação e o Mestrado Profissional em Letras, todos vinculados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Público-Alvo e Estrutura

Em todos os anos o público-alvo do Simpósio Hipertexto é formado por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das mais variadas áreas. Multidisciplinar, o evento já recebeu congressistas de Ciências da Computação, Ciências Exatas, Comunicação, Letras e Artes, Filosofia e Ciências Humanas, Educação, Tecnologia, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas e da Saúde entre outros interessados na utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem escolar e aperfeiçoamento profissional.
O Simpósio Hipertexto conta com a infraestrutura disponível nos centros acadêmicos da UFPE. São auditórios e salas equipadas com datashow e telão para exposição das pesquisas. O evento também dispõe de laboratórios equipados com computadores onde geralmente são realizadas as oficinas oferecidas a cada edição. Também são montadas estruturas especiais para realização de atividades paralelas como a Feira de Livros e o Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionaisonde são expostos os projetos selecionados pelo Prêmio Hipertexto.
Em 2015 as atividades estão programadas para acontecer no campus da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os locais que receberão atividades estão os centros: Convenções, Artes e Comunicação, Tecnologia, Filosofia e Ciências Humanas e Educação, além das instalações do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate). Os locais exatos serão divulgados semanas antes da data de realização do evento em sua Programação Geral.

Temas

O Simpósio Hipertexto abre chamada de inscrições para apresentação de trabalhos nas seguintes áreas de pesquisa:linguagem, tecnologia e aprendizagem. Elencamos a seguir os eixos temáticos que poderão ser abordados como discussão teórico-conceitual ou relato de experiência:
  1. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologia: sala de aula invertida, ensino híbrido, gamificação, aprendizagem móvel e afins;
  2. Educação Aberta: teoria e prática;
  3. E-Learning e Educação a Distância;
  4. Inclusão Digital e Práticas de Letramento;
  5. Arte, Literatura e Comunicação em Ambiente Digital;
  6. Hipertexto, Gêneros e outros Recursos Digitais Educativos: objetos de aprendizagem, redes sociais, blog e afins;
  7. Tendências de tecnologias inovadoras para a construção de conhecimento da próxima geração;
  8. Ensino de línguas com tecnologia;
  9. Thinking outside the box: docência, formação e novas tecnologias;
  10. Linguagem de programação, Webdesign e Usabilidade de tecnologias aplicadas à educação.
(leer más...) Fuente: [ simposio hipertexto ]

buscador

Google