sábado, 22 de noviembre de 2014

Edgard Morin: [3 videos 3] A multiplicidade da identidade, Os limites do conhecimento na globalização y A poesia da vida



Debemos rechazar el concepto subdesarrollado del desarrollo que convertía el crecimiento tecno-industrial en la panacea de todo desarrollo antropo-social, y renunciar a la idea mitológica de un progreso irresistible acrecentándose hasta el infinito".
(Tierra-Patria. Cap. 3, La agonía planetaria)

Hoy traemos a este espacio 3 videos cortos , no más de dos minutos ,  de Edgard Morin (antropólogo y sociólogo de origen sefardí al que llaman el padre del pensamiento complejo) producidos por Fronteiras do Pensamento: ideias para reinventar o mundo em vídeos exclusivos.
Assine nosso canal: http://is.gd/FronteirasYouTube  ...lo que algunos llamarían píldoras de conocimiento ... ;-)

1) A multiplicidade da identidade: 

Edgar Morin, antropólogo e sociólogo francês, fala sobre as identidades que formamos ao longo da vida. A primeira é subjetiva e parte da noção do "eu"; a segunda está ligada ao pertencimento a uma comunidade.



2) Os limites do conhecimento na globalização:

Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, reflete sobre seus interesses enquanto filósofo e sociólogo: os limites do conhecimento e da razão, bem como a relação entre a poesia e a racionalidade. Ainda, questiona a possibilidade da mudança de pensamento em um mundo globalizado e acelerado. É possível sairmos de uma visão fechada em formas particulares para o pensamento complexo, capaz de ver os problemas em sua integralidade?

   

3) A poesia da vida:
Edgar Morin, sociólogo e filósofo francês, reflete sobre a fragilidade e a complexidade da felicidade. Para ele, o grande segredo da vida é favorecer elementos que permitam uma vida poética, repleta de momentos de êxtase e de alegria.


(leer más...) Fuente: [fronteiras do pensamento ]

buscador

Google