jueves, 6 de diciembre de 2012

I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. Lisboa Julio


Hoy traemos a este espacio, vía @ainhoaeus & Aliycia y sus #FB ;-) grache .... el siguiente evento I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação

CIEAE 2013

O I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação decorrerá nos dias 15, 16 e 17 de Julho de 2013 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Que nos presentan así:

Apresentação

Nos educadores e na sociedade em geral, tem vindo a ser notória a inquietação perante o declínio da motivação académica dos alunos, o aumento da alienação, as elevadas taxas de abandono escolar, o consumo de substâncias adversas à saúde, a quebra na saúde mental e nos resultados escolares. Esta preocupação é consonante com a constatação de que a ausência de envolvimento na escola é um problema persistente e que se verifica num grande número de alunos. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes, suscetíveis de desencadear diferentes efeitos e de serem influenciados por diversas variáveis, quer de tipo pessoal quer contextual.
 A atual crise financeira generalizada e a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas tornam atual e importante a criação de oportunidades de reflexão e análise acerca da educação, tomando como objeto de estudo o envolvimento na escola. O conceito “envolvimento dos alunos na escola” (EAE) — engagement — tem assumido grande centralidade na educação. Entendido como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como a cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa (o aluno como agente de ação), trata-se de um conceito transdisciplinar que tem sido apontado como a via de respostas aos problemas nas escolas dos nossos dias.
 Este congresso centra-se na procura de respostas ao seguinte problema: Qual o contributo da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola —engagement— para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino?
 Como principais objetivos, destacam-se: divulgar resultados da investigação acerca do envolvimento dos alunos na escola (EAE); analisar práticas educativas promotoras do envolvimento na escola; equacionar novas linhas de pesquisa. Procura-se contribuir para o debate e para a problematização de questões que se colocam em torno do problema de investigação formulado — na escola, na família e na sociedade. Importa, em suma, perceber as vivências centrípetas de ligação à escola, valorizando contributos da investigação em áreas disciplinares diversas, no sentido da realização pessoal e social dos alunos na escola, e mais tarde na vida.


Oradores

Sessões Plenárias

Almerindo Afonso (Portugal, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)

Almerindo Afonso é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Professor na Universidade do Minho, tendo já exercido diversos cargos de gestão e coordenação científico-pedagógica. É autor de inúmeros trabalhos académicos e recebeu o “Prémio Rui Grácio de Ciências da Educação” em 1999.

Fernando Pinto do Amaral (Coordenador do Plano Nacional de Leitura)
 
Fernando Pinto do Amaral é Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Comissário do Plano nacional de Leitura, e poeta com extensa obra e prémios vários. Tem feito parte de vários júris de prémios literários, tem comissariado inúmeros eventos dedicados à literatura e colaborado como crítico literário em diversas publicações, nacionais e internacionais.

Florêncio V. Castro (Universidade Extremadura, Espanha)
 
Florêncio V. Castro é Professor Catedrático de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade Extremadura, e Presidente do INFAD (Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores). Mantém colaboração frequente com diversas Universidades Portuguesas.

Gonzalo Musitu Ochoa (Universidade Pablo Olavide , Espanha)
 
Gonzalo Musitu Ochoa é Catedrático de Psicologia Social e da Família pela Universidade de Valência e docente na Universidade Pablo Olavide, tendo inúmeros artigos e livros publicados. Tem participado em júris de avaliação externa de diversas Universidades europeias, incluindo portuguesas.

Herbert W. Marsh (University of Oxford, Reino Unido) *
 
Herbert W. Marsh é Psicólogo Educacional, docente na Universidade de Oxford e autor de um vasto número de trabalhos de pesquisa na área da motivação e do autoconceito. É reconhecido como um dos mais produtivos psicólogos educacionais em todo o mundo, constando mesmo no top 10 de investigadores na área do ensino superior e psicologia social.

* A confirmar

José-María Roman (Universidad de Vallalolid, Espanha)
 
José-María Roman é Catedrático em Psicologia Evolutiva e da Educação, docente na Universidade de Valladolid e autor de inúmeras publicações. Participou em diversos projetos de investigação em metodologias de ensino, estratégias de aprendizagem, educação familiar e sentido de humor na educação.
Shane R. Jimerson (University of California, USA)
 
Shane R. Jimerson, PhD, é Professor Associado, nas áreas de Aconselhamento, Clínica e Psicologia Escolar, bem como de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Possui mais de 100 publicações científicas e tem vindo a fazer parte de inúmeros conselhos e comités, quer nos EUA quer a nível internacional.




(leer más...) Fuente: [CIEAE]

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