miércoles, 28 de enero de 2009

Metodologias colaborativas, educação na e para a responsabilidade na formação em enfermagem


Hoy traemos, para la lectura de Sísifo, el artículo titulado: Metodologias colaborativas, educação na e para a responsabilidade na formação em enfermagem

Autor: Maria Aurora Rodríguez Borrego + , Julia Boronat Mundina + , Isabel Freire +

páginas: 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 | pdf | próximo artigo »

Resumo

Este estudo de caso múltiplo (1)contempla três experiências implementadas em Cursos de Formação Universitária em Enfermagem, nas quais foram utilizados processos de aprendizagem promotores da responsabilidade. A investigação-acção foi o fio condutor que guiou todo este trabalho. As etapas seguidas assemelham-se às do Processo de Prestação de Cuidados em Enfermagem. Os três casos foram orientados para e impregnados por uma metodologia cooperativa, com o objectivo de se conseguirem aprendizagens significativas sobre o autêntico sentido da responsabilidade. O estudo de caso inscreve-se no quadro da metodologia qualitativa. Esta estratégia permite realizar um estudo holístico e significativo de um acontecimento ou fenómeno, neste caso da docência e da aprendizagem universitárias, dentro do contexto real em que se produz (aulas do curso de enfermagem), e requer que se ponham em acção diversas estratégias didácticas e a utilização de vários instrumentos de acompanhamento e avaliação, que representam as fontes consistentes de evidência para contrastar o processo e os resultados obtidos.(leer más...)

Fuente: [sísifo ]

No hay comentarios:

buscador

Google